Mato Grosso alcançou, em 2025, a menor taxa anual de desemprego desde o início da série histórica, em 2012. Com índice de 2,2%, o Estado lidera o ranking nacional e aparece como a unidade da Federação com o menor percentual de pessoas sem trabalho, segundo dados da PNAD Contínua Trimestral, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No comparativo com os demais estados, Mato Grosso ficou à frente de Santa Catarina (2,3%) e Mato Grosso do Sul (3,0%), consolidando-se como destaque no cenário nacional.
O levantamento também aponta que o Estado tem a maior taxa de ocupação do Brasil, com 66,7% da população em idade de trabalhar inserida no mercado. O percentual supera Santa Catarina (66,2%) e Mato Grosso do Sul (64,4%).
📊 Mato Grosso em destaque nacional
Estado lidera ranking de emprego no Brasil em 2025
📉 Taxa de Desocupação
2,2%
Menor do país e recorde histórico
👥 Taxa de Ocupação
66,7%
Maior índice entre os estados
📊 Subutilização
6,8%
2ª menor taxa do Brasil
💰 Rendimento Médio
R$ 3.688
8º maior do país
🧑💼 Pessoas Ocupadas
2,073 milhões
População inserida na força de trabalho
📌 Informalidade
36,3%
8ª menor taxa nacional
Outro indicador relevante é a subutilização da força de trabalho, que reúne desempregados, pessoas que trabalham menos horas do que gostariam e trabalhadores em potencial. Mato Grosso aparece com a segunda menor taxa do país, de 6,8%, atrás apenas de Santa Catarina (4,6%).
Em relação à informalidade, o Estado ocupa a 8ª menor taxa nacional, com 36,3%. Já o rendimento médio real habitual dos trabalhadores é de R$ 3.688, o que coloca Mato Grosso também na 8ª posição entre os estados. O valor considera os ganhos já descontados os efeitos da inflação.
De acordo com o IBGE, o Estado possui 3,019 milhões de pessoas com 14 anos ou mais. Desse total, 2,073 milhões integram a força de trabalho e apenas 50 mil estão desocupadas.
Maçã espera safra boa e Embrapa aposta em fruta mais vermelha
VÍDEO: com gesto fofo, menino surpreende colega com rosa em Sinop
Empresário e amigos são sequestrados e obrigados a fazer pix em MT
