A cidade de Belém (PA) inaugurou neste sábado (18) uma das principais obras de mobilidade voltadas à COP30, uma nova ponte que liga os distritos de Icoaraci e Outeiro.
A estrutura deve garantir a integração entre turistas e moradores da Região Metropolitana e facilitar o acesso a áreas estratégicas durante a conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em novembro.
A obra foi construída sobre o Furo do rio Maguari, teve investimento de cerca de R$ 101 milhões e substitui a tradicional travessia por via fluvial.
Com 507 metros de extensão e 10,5 metros de largura, a estrutura é sustentada por cabos de aço (estais) conectados a um mastro central, o que garante maior resistência e fluidez no tráfego de veículos.
Além de beneficiar diretamente cerca de 400 mil pessoas, a nova ponte será um elo essencial entre o distrito de Icoaraci e o Porto de Outeiro, que servirá como ponto de atracação para dois grandes navios transatlânticos, unidades de hospedagem temporária para a COP30.
O tempo de deslocamento entre o porto e os locais oficiais da conferência será de aproximadamente 25 minutos. Durante a cerimônia de inauguração, o governador Helder Barbalho destacou o caráter histórico e estratégico da obra.
COP30: Belém inaugura parque de bioeconomia de 6 mil metros quadrados
“Após mais de 40 anos, a Ilha de Outeiro e o distrito de Icoaraci ganham um novo meio de interligação, com uma obra que garante melhor mobilidade, acessibilidade e segurança. A construção dessa ponte estrutura o amanhã e beneficia cerca de 400 mil pessoas, além de impulsionar o turismo, os empreendimentos e o lazer na região”, afirmou.
A ponte de Outeiro integra o conjunto de intervenções de infraestrutura urbana realizadas pelo governo federal, estadual e municipal para preparar Belém para sediar a COP30, primeira conferência climática da ONU a ocorrer na Amazônia.
