02/02/2026

2 de fevereiro de 2026 14:20

  • Home
  • Política
  • Oposição libera plenário e diz que Motta prometeu pautar anistia e fim do foro privilegiado

Oposição libera plenário e diz que Motta prometeu pautar anistia e fim do foro privilegiado

Parlamentares da oposição anunciaram na noite desta quarta-feira (6) que negociaram com a Presidência da Câmara um acordo para que seja pautada a anistia aos réus dos 8 de janeiro, além do fim do foro privilegiado de autoridades.

A fala se deu após a desocupação do plenário da Câmara, obstruído por dois dias por deputados de oposição em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Toda essa ocupação pelos guerreiros parlamentares tem o objetivo principal da volta das prerrogativas do Congresso Nacional”, disse o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ).

“Nós construímos compromisso com essa liderança de que pautaremos nesta Casa a mudança do foro privilegiado, para tirar a chantagem que deputados e senadores estão sofrendo por parte do STF. Junto com o fim do foro, vamos pautar a anistia. Esse foi o acordo feito”, afirmou.

Na sequência, integrantes da base do governo negaram a existência de um acordo para votar a anistia ou o fim do foro privilegiado. O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) alegou que a bancada governista recuou por causa do medo de todos levarem suspensão.

O petista externou que vai ingressar com representação no Conselho de Ética contra os parlamentares que ocuparam a Mesa da Câmara.



Source link

VEJA MAIS

Planta quebra-pedra vira remédio industrializado no Brasil; saiba quando chega ao SUS

O Brasil dá um passo histórico na união entre o conhecimento tradicional e a ciência…

Mato Grosso está entre os 10 estados com mais brasileiros deportados dos EUA

Mato Grosso aparece como o sétimo estado brasileiro com maior número de pessoas deportadas dos…

Clima volta a esquentar entre Ana Paula Renault e Jonas Sulzbach

A casa do BBB 26 está pegando fogo! Nesta semana, um clima tenso tomou conta…