21/02/2026

21 de fevereiro de 2026 09:55

‘Para Sempre Medo’ aposta no terror hipnótico; mas funciona?

Para Sempre Medo, novo terror comandado por Osgood Perkins — responsável pelo ótimo Longlegs – Vínculo Mortal e pelo não tão bom assim O Macaco — chegou aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (19) propondo mais do que sustos fáceis: uma experiência sensorial que cresce de forma silenciosa até te imergir.

Com roteiro assinado por Nick Leopard, também conhecido por Animais Perigosos, o longa acompanha Liz (Tatiana Maslany) e Malcolm (Rossif Sutherland), casal que decide fazer uma viagem especial para celebrar o relacionamento. O que começa como um romance aparentemente simples — dois apaixonados no início de um relacionamento — ganha contornos cada vez mais estranhos quando um imprevisto obriga Malcolm a retornar às pressas para a cidade, deixando Liz sozinha.

Tatiana Maslany e Rossif Sutherland em Para Sempre Medo. – Foto: Divulgação

A partir daí, o filme abandona gradualmente qualquer sensação de conforto. A solidão, que parecia ser o maior problema da protagonista, revela-se apenas o ponto de partida. Liz passa a ser atormentada por uma presença invisível, ao mesmo tempo em que segredos obscuros colocam em xeque não apenas sua confiança no companheiro, mas também sua própria percepção da realidade.

Por alguns minutos, parece que estamos diante de um drama romântico com leves tons de suspense. Mas Perkins conduz a narrativa com uma mudança de atmosfera tão sutil quanto eficaz. O desconforto se instala devagar, quase imperceptível, até que a estranheza toma conta da tela. É o tipo de filme que faz o espectador se perguntar repetidamente: “o que está acontecendo?”.

Para Sempre Medo aposta em terror hipnótico. - Foto: Divulgação
Para Sempre Medo aposta em terror hipnótico. – Foto: Divulgação

Em certos momentos, Para Sempre Medo flerta com aquele tipo de terror repleto de metáforas e simbolismos que parecem não levar a lugar algum — filmes que muitas vezes encerram a história deixando mais dúvidas do que respostas.

No entanto, o terceiro ato muda esse jogo. Ainda que nem tudo seja explicado – e tudo bem – a força que até então permanecia intangível ganha forma, e as respostas começam a surgir de maneira surpreendente. Embora o desfecho não seja tão profundo quanto a atmosfera inicial sugere, a jornada faz sentido dentro da proposta e recompensa quem se entrega à experiência.

Grande parte do impacto vem das atuações. Maslany sustenta a narrativa com uma performance que equilibra fragilidade e inquietação, enquanto Sutherland contribui para a constante sensação de ambiguidade, mesmo que em uma atuação mais contida. Mas é impossível não destacar o trabalho do diretor de fotografia Jeremy Cox, que mergulha o público em um universo místico e curioso, visualmente hipnotizante. A fotografia transforma espaços comuns em cenários carregados de mistério, conduzindo o espectador por uma viagem que instiga a descobrir até onde aquela espiral de medo pode chegar.

O maior trunfo de Para Sempre Medo está na atmosfera e na sensação crescente de desorientação. Deve agradar principalmente quem embarca na viagem do roteiro e busca fugir dos clichês do terror e sustos gratuitos. Assista ao trailer abaixo:

  1. Quais os filmes mais aguardados (ou não) de 2026; veja lista

  2. ELA: entenda doença degenerativa que vitimou o ator Eric Dane

  3. Morre Eric Dane, ator de ‘Grey’s Anatomy’ e ‘Euphoria’, aos 53 anos vítima de ELA

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

CBF resolve impasse judicial de 14 anos e firma novo patrocinador para a seleção por R$ 400 milhões

O fim de uma disputa na Justiça que durava 14 anos garantiu mais um patrocinador…

Mega Millions sorteia hoje R$ 2 bilhões e pode transformar apostador em novo bilionário; saiba como participar

A Mega Millions realiza nesta sexta-feira (20) mais um sorteio milionário nos Estados Unidos. O…

Como Epstein usou cientistas de Harvard para melhorar sua reputação

Em 2008, a Universidade de Harvard decidiu silenciosamente que recusaria futuras doações de um benfeitor…