Com as obras de duplicação da BR-163, em Mato Grosso, o pedágio na rodovia, que atualmente está R$ 6,90 por trecho de 100 km, pode chegar a custar até R$ 11 nos próximos dois anos. Segundo o presidente do Conselho Fiscal da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos (PP), esse valor deve ir aumentando gradativamente com a conclusão das obras estruturantes.
Annie de Souza/Rdnews
Atualmente, a Concessionária Rota do Oeste, assumida pelo Governo do Estado através da MT Par, é responsável por 850 km da BR-163/364, em Mato Grosso. Cerca de 400 km já foram duplicados e o restante deve ser feito em até três anos, segundo estima a concessionária.
“A partir do momento que a gente incluir todas as obras de duplicação, esses trechos que estamos assumindo agora, temos uma expectativa de que essa tarifa chegue a R$ 11. É um reajuste de tarifa, mas ainda assim é muito mais barato do que está se praticando hoje em rodovias que não estão nem duplicadas”, afirmou durante entrevista ao .
No fim do mês passado, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a Nova Rota do Oeste incorporar mais nove obrigações no contrato de concessão da BR-163/MT, entre Itiquira e Sinop. A decisão garante como obrigação da Concessionária obras que antes não faziam parte do contrato, como a remodelação do Trevo do Lagarto, a área de escape na Serra de São Vicente, o primeiro PPD (Ponto de Parada de Caminhoneiros) de Mato Grosso e a infraestrutura para garantir sinal 4G ao longo de todo o trecho sob concessão
Lucas Torres/Só Notícias
O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmou um compromisso da Nova Rota entregar a obras em até 8 anos, no entanto, a concessionária pretende entregar em 2027.
“Depois de toda a duplicação que for feita, as melhorias, as obras de arte, viaduto, áreas de escape, iluminação, vamos chegar aí no máximo a R$ 11. Essa revisão de tarifa vai acontecendo ao longo das entregas, nas revisões anuais”, pontuou.