Os contratos futuros do petróleo encerraram esta segunda-feira (9) em alta, em uma sessão marcada por volatilidade e pela repercussão do encontro entre representantes dos Estados Unidos e Irã na semana passada. Ainda que Teerã tenha afirmado que as negociações foram positivas, o mercado permanece cauteloso com a possibilidade de um acordo nuclear e cético sobre o arrefecimento das tensões entre os países.
O petróleo tipo Brent com entrega para abril encerrou em alta de 1,45%, cotado a US$ 69,04 por barril, na Intercontinental Exchange (ICE). O WTI com vencimento em março subiu 1,27%, cotado a US$ 64,36 por barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex).
Bjarne Schieldrop, da SEB Research, avalia que o mercado pode ter começado a se acostumar com a situação iraniana, embora o prêmio de risco não possa ser totalmente dissipado “enquanto os navios de guerra americanos estiverem posicionados onde estão”.
Ainda que as negociações tenham sido positivas, as tensões no Oriente Médio permanecem no radar. Os Estados Unidos recomendaram, hoje, aos navios com bandeira americana navegar o mais longe possível das águas iranianas ao passarem pelo Estreito de Ormuz.