24/08/2025

24 de agosto de 2025 23:58

  • Home
  • Geral
  • PF combate quadrilha que desmatou mais de 900 hectares da Amazônia no Acre

PF combate quadrilha que desmatou mais de 900 hectares da Amazônia no Acre

A Polícia Federal realiza uma operação, na manhã desta sexta-feira (22), contra um grupo criminoso que desmatou mais de 900 hectares na Amazônia ao longo de anos no Acre.

A segunda fase da Operação Smoke II investiga crimes ambientais, fundiários e de falsificação documental relacionados à apropriação ilícita de terras públicas da Floresta Amazônica na cidade de Boca do Acre.

A PF cumpre um mandado de prisão preventiva e seis de busca e apreensão, além de ordens judiciais de sequestro de bens e valores que ultrapassam R$ 70 milhões, todos expedidos pela 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Amazonas.

Segundo a investigação, a organização criminosa promoveu o desmatamento da área de floresta nativa de “forma estruturada e reiterada”. As ações criminosas foram seguidas de queimadas ilegais para limpeza de áreas destinadas à exploração pecuária clandestina.

 

O grupo ainda falsificava documentos, inseria informações falsas em sistemas oficiais e usava laranjas e contratos simulados para blindar os verdadeiros responsáveis, legitimar de forma fraudulenta a posse e dar aparência de regularidade à grilagem de terras públicas federais.

Segundo a PF, os investigados financiaram o desmatamento, arrendaram ilegalmente as áreas embargadas, introduziram rebanhos bovinos e construíram falsas cadeias documentais para se esquivar das penalidades administrativas e criminais.

As investigações revelaram uma associação criminosa reiterada, com atuação sofisticada e continuada ao longo dos anos, voltada a explorar economicamente a Amazônia em prejuízo da União e da sociedade.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Passagem de tufão no Vietnã obriga retirada de 600 mil pessoas

O Vietnã anunciou planos para retirar mais de meio milhão de pessoas, neste domingo (24), enquanto…

Entenda os planos do São Paulo para Lucas Moura

De possível titular para nem relacionado ao banco de reservas. A ausência de Lucas Moura…

Fonoaudióloga é assassinada com mais de 20 facadas dentro de casa em MT

Reprodução Uma mulher de 33 anos, identificada como Ana Paula Abreu, foi assassinada com 20…