24/01/2026

24 de janeiro de 2026 03:39

  • Home
  • Economia
  • Piscicultura inicia 2026 com mercado aquecido e retomada de preços

Piscicultura inicia 2026 com mercado aquecido e retomada de preços

Foto: Wenderson Araujo/CNA

A recuperação dos preços ao produtor, o consumo interno aquecido, a manutenção das exportações e expectativa de custos mais estáveis levam a piscicultura brasileira iniciar 2026 otimista.

A avaliação é do presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), Francisco Medeiros. O executivo destaca que, para este ano, espera-se um cenário de continuidade dos investimentos e maior organização da cadeia produtiva.

“No último trimestre de 2025, observamos aumentos sucessivos nos preços pagos ao produtor, reflexo de um mercado interno aquecido e de uma demanda consistente. Mesmo com os desafios relacionados ao poder de compra do consumidor, o setor manteve seus investimentos e chega a 2026 com confiança”, ressalta.

Exportações ganharam fôlego

No mercado externo, a piscicultura nacional manteve sua atuação após os ajustes ocorridos em 2025, especialmente no comércio com os Estados Unidos.

Segundo Medeiros, as exportações ganharam novo fôlego, com crescimento dos embarques para o Canadá e abertura de negociações com outros países.

“Há uma oportunidade clara para o filé congelado, um produto que ainda representa uma parcela pequena das nossas exportações, mas que tem grande potencial, especialmente nas Américas e em outros mercados internacionais”, destaca.

Alívio nos custos de produção

Medeiros ressalta que outro fator que reforça o otimismo para 2026 é o cenário produtivo. As previsões climáticas indicam condições favoráveis, enquanto a expectativa de uma boa safra de grãos tende a aliviar os custos de produção.

“Os grãos impactam diretamente o custo da ração, e tudo indica que teremos preços mais estáveis, o que é fundamental para a rentabilidade do produtor.”

Na área sanitária, a avaliação é de avanço contínuo. “Produtores e toda a cadeia estão atuando de forma incisiva para enfrentar os desafios sanitários, com mais tecnologia, gestão e prevenção”, acrescenta.

Nesse ambiente otimista, a Peixe BR afirma que em 2026 buscará ampliar o acesso da piscicultura brasileira aos mercados e garantir que os ganhos cheguem à porteira.

Porém, apesar dos avanços, Medeiros considera que a regulação governamental ainda é o principal entrave ao crescimento do setor.

O post Piscicultura inicia 2026 com mercado aquecido e retomada de preços apareceu primeiro em Canal Rural.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Access Denied

Access Denied You don’t have permission to access “http://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2026/01/23/pf-vai-atras-de-quem-torrou-no-master-a-grana-dos-aposentados-do-rio.htm” on this server. Reference #18.867cc17.1769233102.2d013897 https://errors.edgesuite.net/18.867cc17.1769233102.2d013897…

BBB 26: Leandro chora após indicação ao Paredão e recebe apoio de Ana Paula

Após ser indicado ao Paredão do BBB 26, Leandro se emocionou na sala da casa…

Quantas provas do líder Babu disputou antes da vitória

Quantas provas do líder Babu disputou? Esta pergunta finalmente tem resposta após a vitória do…