24/10/2025

24 de outubro de 2025 08:35

  • Home
  • Polícia
  • plataforma tem 40 denúncias por semana em MS; veja como usar

plataforma tem 40 denúncias por semana em MS; veja como usar

Cidadãos de Mato Grosso do Sul já podem realizar denúncias maus-tratos contra animais domésticos pela internet. Segundo a Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), a ferramenta foi criada para ser uma forma mais acessível e intuitiva, e já registra 40 denúncias por semana.

Plataforma foi desenvolvida para facilitar as denúncias de maus-tratos. (Foto: Divulgação/Suprova)
  1. Ousado: onça abate jacaré e encara a câmera por 5 minutos

As denúncias registradas na plataforma são analisadas pelas equipes responsáveis e podem resultar em vistoria nos locais indicados e, se necessário, aplicação de penalidades aos infratores.

Com pena de dois a cinco anos de prisão, multa, e proibição da guarda, a Lei Federal 14.064/2020 estabelece as punições para quem for condenado por maus-tratos aos animais. No estado, o decreto 16.313 reforça a atuação da Suprova e estabelece um marco regulatório para as políticas públicas voltadas à proteção da vida animal.

Para poder realizar as fiscalizações, a Suprova adota procedimentos padronizados como a emissão de um Aviso de Visita, que notifica os responsáveis sobre a fiscalização, e um Diagnóstico de Maus-Tratos, documento que avalia as condições do animal e pode fundamentar processos administrativos e criminais.

A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e vinculada à Devir (Delegacia Virtual). Em Campo Grande, a Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista), recebe alto volume de denúncias, e com a atuação da Polícia Militar, a plataforma permite que casos em todo o estado sejam atendidos com maior agilidade.

Denuncie

Para fazer uma denúncia é preciso acessar a Devir (Delegacia Virtual) de Mato Grosso do Sul, através do site: http://devir.pc.ms.gov.br/. O sigilo do denunciante é garantido, e a ferramenta possibilita o acompanhamento do caso.

No entanto, é importante estar ciente que comunicar falso crime ou contravenção é crime, conforme o Art. 340, em que “Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado”, com pena de detenção, de um a seis meses ou multa.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Susto no ar! ‘Avião cai’ ao vivo enquanto repórter da Globo realiza entrevista

Durante uma transmissão ao vivo, um momento de pânico tomou conta da tela da Globo…

Casimiro Miguel abre o jogo e fala sobre bastidores de proibição da Globo

O nome de Casimiro Miguel tem ganhado cada vez mais destaque no cenário da comunicação e…

Globo aposta em três atrações inéditas para atingir o 1º lugar; confira a programação de hoje (24)

A Globo está investindo pesado em três atrações inéditas para tentar recuperar a liderança de…