A oito meses do início da Copa do Mundo, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) começa a organizar o planejamento da preparação que antecede a disputa em Canadá, Estados Unidos e México. E uma das possibilidades sobre a mesa da entidade no momento é a realização de um amistoso no Maracanã às vésperas do embarque da seleção brasileira para o Mundial – na Data Fifa que vai de 1 a 9 de junho de 2026.
Um breve período de treinos na Granja Comary, em Teresópolis-RJ, entre o final de maio e o início da Data Fifa passou a ser considerado pela comissão técnica e já está praticamente acertado.
Tal mudança no planejamento inicial, que apontava a apresentação do grupo direto nos Estados Unidos, atende a um pedido de patrocinadores e também da ala política da CBF composta por vice-presidentes e políticos ligados a federações estaduais. No entendimento do grupo, seria importante uma despedida da torcida brasileira antes de partir para a Copa.
Resta a definição sobre o jogo no Maracanã. No esboço desenhado nos últimos meses, a seleção realizaria apenas um amistoso, já em solo americano, na preparação para a Copa do Mundo. Agora surge o debate sobre uma partida a mais, desta vez em território nacional.
Uma ala defende que um duelo contra uma equipe mais fraca em casa possibilitaria uma vitória, condicionando um entusiasmo importante pré-Copa. Outra ala alerta para o desgaste de um segundo jogo nos dias que antecedem o Mundial, uma vez que o amistoso nos Estados Unidos será mantido.
O sorteio dos grupos da Copa, em 5 de dezembro, deverá encaminhar uma decisão sobre o caso. Caso seja sorteado no grupo C (México, Canadá e EUA serão os cabeças das chaves A, B e D, respectivamente), a equipe de Ancelotti estrearia no Mundial em 13 de junho e diminuiria o tempo para treinos e descanso em meio a dois amistosos. Caso fique nos grupos E ou F, a estreia seria no dia 14 e não mudaria a visão sobre o planejamento.
Os grupos G, H, I, J, K e L só entram em campo pela Copa depois de 15 de junho. Somente neste cenário a comissão técnica entende que conseguiria fazer dois amistosos na Data Fifa, voar para os Estados Unidos e ainda aliar sessões de treinamento e recuperação antes da estreia.
Antes disso, a seleção encaminha acordos sobre os próximos quatro compromissos nas datas Fifa restantes antes do grupo se juntar de forma definitiva para a Copa.
Em novembro, o time de Ancelotti encara as seleções de Senegal e Tunísia em Londres (Inglaterra) e Lille (França), respectivamente.
Em março, um amistoso contra a seleção francesa em Boston (EUA) está praticamente fechado. O segundo jogo desta data deve ser contra a Croácia, em Orlando (EUA).