Santa Carmem foi palco, na última sexta-feira (07/02), da abertura nacional da colheita da soja, um dos eventos mais importantes do agronegócio brasileiro. A cerimônia aconteceu na Fazenda Esperança, de Invaldo Weiss, como parte do Projeto Soja Brasil, realizado pelo Canal Rural, em parceria com a Aprosoja Brasil e a Aprosoja Mato Grosso. O evento também celebrou os 20 anos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), reunindo lideranças políticas e do setor produtivo.
O prefeito de Vera, Yago Giacomelli, marcou presença no evento juntamente com o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio de Vera, Tierre Nespolo e produtores rurais. Ele destacou o papel fundamental do agronegócio na economia local e nacional. “Uma alegria muito grande estar aqui. O Agro é o que move o estado de Mato Grosso, o país e, claro, a cidade de Vera e os municípios do interior. É preciso ter respeito ao produtor rural e garantir políticas públicas que incentivem o desenvolvimento dessa importante economia que é a agricultura”, ressaltou.
Entre os temas debatidos, o painel “Sustentabilidade e os Desafios da COP 30” teve destaque, com participações do ex-ministro Aldo Rebelo e do professor da FGV, Daniel Vargas. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomaim, enfatizou a importância das discussões sobre sustentabilidade e os preparativos para a COP 30, que será sediada no Brasil. “Nós, do setor produtivo, temos que nos organizar para esse evento global, e as contribuições dos painelistas foram muito valiosas”, afirmou Tomaim.
A relevância do evento foi evidenciada pela presença de quatro deputados federais, incluindo Arnaldo Jardim (SP), Alceu Moreira (RS), Coronel Fernanda (MT) e Vicentinho Junior (TO). Representantes da Famato, do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e de 12 presidentes de Sindicatos Rurais do estado também marcaram presença, reforçando a força e a representatividade do setor agrícola.
Com a colheita da soja oficialmente iniciada, os produtores rurais de Mato Grosso seguem otimistas, atentos às oportunidades e desafios do mercado. O evento reafirmou o protagonismo do estado na produção agrícola nacional e destacou a necessidade de políticas que incentivem a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor.