Começou nesta quarta-feira (12) e segue até o dia 25 a campanha para o cargo de Pró-Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Sinop. Entre os candidatos está o Professor Carlos Cesar Breda, docente com 16 anos de dedicação à instituição e uma trajetória marcada pelo compromisso com o ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica.
“O Pró-Reitor precisa atender às demandas da comunidade universitária e resolver problemas, buscando soluções eficientes e rápidas para reduzir a burocracia. Portanto, acho que, nesses sete anos em que fui Coordenador de Curso, somados aos quatro anos que estão se encerrando do meu mandato como Diretor do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, posso afirmar, com certeza, que adquiri a bagagem administrativa necessária, o que me credencia para assumir o cargo máximo da gestão do Campus de Sinop. Inclusive, já tive a oportunidade de exercer essa função por quatro meses em 2022, em substituição ao atual Pró-Reitor, que precisou se afastar por problemas de saúde”, enfatizou o candidato.
Graduado em Engenharia Agronômica pela UNESP/Botucatu, Breda construiu uma sólida carreira acadêmica, conquistando os títulos de Mestre e Doutor na área de Energia na Agricultura. Atualmente, ocupa o cargo de Professor Titular na UFMT/Sinop, tendo coordenado o Curso de Agronomia entre 2010-2014 e 2018-2021. Além disso foi representante, dos professores associados no CONSEPE.
Com uma trajetória que também passa pelo esporte, Breda viveu uma fase transformadora ao se mudar para São Paulo para concluir o ensino médio, conciliando os estudos com a prática do judô – disciplina que contribuiu para seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Breda elaborou um plano de gestão estruturado, que será apresentado em breve à comunidade acadêmica. O documento traz diretrizes e propostas para a melhoria da instituição, abrangendo áreas como ensino, pesquisa, infraestrutura e governança. A iniciativa visa promover um diálogo transparente e participativo, garantindo que as necessidades e expectativas da comunidade sejam consideradas no processo de desenvolvimento institucional.