10/02/2026

10 de fevereiro de 2026 08:28

  • Home
  • Entretenimento
  • Protagonismo preto e força feminina: “Dona Beja” quer debate no audiovisual

Protagonismo preto e força feminina: “Dona Beja” quer debate no audiovisual

A nova novela “Dona Beja” chegou à plataforma HBO Max com o intuito de ir além do entretenimento. À CNN, parte do elenco disse que espera provocar reflexões urgentes sobre representação, raça e gênero no audiovisual brasileiro.

Ambientada em uma época histórica, a produção aposta  no protagonismo preto e em personagens femininas complexas, capazes de tensionar estereótipos e ampliar o debate social.

Para André Luiz Miranda, que interpreta um dos atores de papel central na história, a escolha de dois atores pretos como protagonistas é, por si só, um gesto político e simbólico.

“Ter dois atores pretos como protagonistas dessa novela, eu acho que além de gerar uma uma conversa, um debate no nosso audiovisual, vai fazer com que os nossos possam enxergar também o seu lugar de protagonismo, o seu lugar de beleza. E eu acho que isso que nossa representação vai provocar as pessoas.” Segundo o ator, a visibilidade em papéis centrais contribui para que novas narrativas sejam possíveis e para que o público negro se reconheça em lugares historicamente negados.

Grazi Massafera, a grande intérprete de Dona Beja, também destacou o potencial provocador da obra, especialmente no estímulo ao estudo e à reflexão.

“Queria muito que as pessoas pesquisassem, se inteirassem, espero que a novela provoque todo mundo a estudar mais sobre gênero, raça, a própria cor.” A atriz ressalta ainda que o processo de pesquisa foi fundamental para a construção da personagem. “Me deu potência para chegar em Beja.”

David Junior relacionou a construção dramatúrgica de “Dona Beja” a vivências históricas e culturais que atravessam gerações.

“Eu lembro do meu pai falar algo como ‘Prendam suas cabras que meu bode está solto’. Então, crescer com esse entendimento espacial de domínio é é muito natural para gente que é homem. Transcender esse lugar, eu acho que é o nosso objetivo.”

Erika Januza ainda reforçou que a força de “Dona Beja” está justamente na complexidade de seus personagens e no impacto que isso pode ter no público.

“As camadas dos nossos personagens vão fazer com que as pessoas do outro lado pensem sobre os seus preconceitos, os seus medos, aquelas coisas que estão dentro delas que elas não têm coragem de verbalizar e talvez um personagem pode estar verbalizando, porque é uma novela de época que está trazendo muitos temas atuais.”

A narrativa da HBO Max explora empoderamento, desejo e vingança, revivendo a trajetória da cortesã, Ana Jacinta – conhecida como Dona Beja — que desafiou convenções em Araxá.

O elenco é composto por Grazi Massafera, David Junior, André Luiz Miranda, Pedro Fasanaro, Bianca Bin, Deborah Evelyn, Indira Nascimento, Bukassa Kabengele, Otavio Muller, Isabela Garcia, Erika Januza, Tuca Andrada, Kelzy Ecard, Werner Schunemann, Thalma de Freitas, Gabriel Godoy, Ricardo Burgos, Catharina Caiado, Lucas Wickhaus, Luciano Quirino, João Villa, Rita Pereira, Simone Mazzer, Isabelle Nassar, Nikolas Antunes, Eduardo Pelizzari, Arilson Lucas, Paulo Mendes e Miguel Rômulo, entre outros.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Facção liderada por foragido é investigada por lavagem de dinheiro em 4 estados

Uma facção criminosa investigada por lavagem de dinheiro por meio de documentação falsa e empresas…

O ranking que coloca João Pedro acima dos ‘pesados’ artilheiros da Premier League e o que assistir no Disney+

O investimento feito pelo Chelsea para tirar João Pedro do Brighton está valendo a pena.…

Sinop: MP fortalece atendimento e acolhimento às vítimas de tentativa de homicídio e familiares

A 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Sinop lançou, ontem à tarde, a cartilha de…