A quinta-feira (18) será marcada por contrastes no tempo em diferentes regiões do país. No Sul, a atuação de uma área de alta pressão mantém o tempo estável, com predomínio de sol e poucas nuvens. Há chance apenas de chuviscos isolados no litoral do Paraná. Nas demais áreas da região, o dia segue mais aberto, com maior nebulosidade no leste do Paraná e de Santa Catarina.
Sul
Com o afastamento da massa de ar polar, as temperaturas voltam a subir gradualmente nos estados do Sul, embora ainda permaneçam mais amenas no litoral do Paraná e no litoral norte do Rio Grande do Sul. Na Serra Geral, algumas cidades podem registrar temperaturas abaixo dos 10 °C pela manhã. A atenção se volta para a baixa umidade do ar, que pode ficar abaixo dos 30% em grande parte do Rio Grande do Sul, no interior de Santa Catarina e no sul e centro do Paraná. No norte paranaense, as rajadas de vento podem atingir entre 40 e 50 km/h.
Sudeste
No Sudeste, as instabilidades perdem força em grande parte do estado de São Paulo, mas ainda provocam chuva de moderada a forte intensidade no extremo norte e leste paulista, no Rio de Janeiro, na metade sul e oeste do Espírito Santo e em grande parte de Minas Gerais. Há risco de temporais no Triângulo Mineiro, oeste e noroeste de Minas. As chuvas podem persistir até a noite em algumas áreas, enquanto o tempo firme predomina no oeste, sul e interior paulista, além do norte do Espírito Santo e nordeste mineiro.
As temperaturas seguem mais amenas em boa parte do Sudeste, mas continuam elevadas no Triângulo, no norte, nordeste e leste de Minas Gerais, no norte capixaba e em áreas do oeste e norte de São Paulo. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h são previstas para o oeste paulista, norte fluminense, nordeste mineiro e grande parte do Espírito Santo.
Centro-Oeste
Enquanto no Centro-Oeste, as pancadas de chuva atingem o norte e noroeste de Mato Grosso do Sul pela manhã, além de Goiás e Mato Grosso. Ao longo do dia, as instabilidades se espalham e se intensificam, favorecidas pela circulação de ventos em altos níveis da atmosfera e pela umidade, com chuva moderada a forte e risco de temporais em Goiás, na metade norte e leste de Mato Grosso. No sul, sudeste e leste de Mato Grosso do Sul, o tempo segue mais firme. As temperaturas permanecem elevadas na maior parte da região, com máximas um pouco mais baixas em Goiás. No leste sul-mato-grossense, as rajadas de vento podem chegar a 50 km/h.
Nordeste
Já no Nordeste, a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) aumenta as chuvas no interior da região. Há previsão de chuva moderada a forte em áreas do Maranhão, Piauí, sul do Ceará, oeste da Paraíba, norte e noroeste de Pernambuco, além do oeste da Bahia. O sudoeste baiano, a metade sul do Maranhão e áreas do Piauí podem registrar temporais. Já no norte e interior do Ceará, as chuvas tendem a ser mais fracas. O calor segue predominando, com ar seco em áreas do interior, onde a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem o litoral e áreas do Ceará e da Bahia.
Norte
E no Norte, o tempo continua instável, com chuva moderada a forte e risco de temporais no Amazonas, grande parte do Pará, Tocantins, Amapá, sul de Roraima e Rondônia. No Acre, as pancadas diminuem, ocorrem de forma moderada e o tempo segue abafado. Em Roraima, as rajadas de vento também podem variar entre 40 e 50 km/h.
O post Quinta-feira terá chuva forte, risco de temporais e ventos intensos em várias regiões do país apareceu primeiro em Canal Rural.
