19/02/2026

19 de fevereiro de 2026 04:14

Renan Filho usa cerimônia no Planalto para atacar Zema

O ministro dos Transportes, Renan Filho, criticou a ausência do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), durante a cerimônia de assinatura da concessão da BR-381/MG, mais conhecida como “rodovia da morte”.

“Para mim é até uma pena, ministro Rui [Costa], que o governador de Minas não esteja aqui neste momento”, declarou Renan, sobre Zema. “Porque nunca um governo de Minas Gerais recebeu tanta atenção do governo federal quanto o que o senhor [Lula] está fazendo por Minas Gerais agora”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Na sequência, o ministro de Lula acrescentou: “Eu digo isso […], porque eu fui governador com o governador de Minas”. Renan Filho governou Alagoas entre 2015 e 2022, sendo que seu segundo mandato coincidiu com a primeira gestão de Zema. 

“Eu vi muitas vezes o governador de Minas Gerais cobrar investimentos, no governo passado e nesse agora”, prosseguiu. “Mas eu não vejo na hora de dizer: ‘cobrei para justamente estarmos aqui neste momento’. O que parece que a cobrança é mais política e menos pela obra. E isso apequena o gestor público.”

Renan ainda disse que o gestor público “não pode priorizar a política contra o interesse do cidadão”. “É isso que o governador de Minas Gerais faz ao não estar presente quando está sendo dada a solução ampla, geral e irrestrita para o problema da rodovia da morte de Minas Gerais, um dos maiores problemas rodoviários do país”, finalizou. 

Lula também ataca Zema 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também usou seu discurso no evento para atacar Zema. O petista criticou a postura do chefe do Executivo mineiro por não ter agradecido a renegociação da dívida dos Estados com a União.

“A palavra ‘obrigado’ é tão simples”, disse Lula. “Mas para falar a palavra ‘obrigado’, tem que ter grandeza. As pessoas têm que ter grandeza, têm que ter caráter e humildade para agradecer uma coisa que é feita. Esse acordo da dívida de Minas Gerais, dos Estados como um todo, o governador de Minas Gerais deveria vir aqui, me trazer um prêmio, […] um troféu.”

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Homem é preso em Sinop após ameaçar matar esposa e filhas por não aceitar separação

https://www.sonoticias.com.br/comments/feed/ https://www.estadaomatogrosso.com.br/rss.php https://www.sonoticias.com.br/feed/

Consolidado na direita, Flávio Bolsonaro trava batalha de rejeição com Lula, aponta Genial/Quaest

A pesquisa presidencial mais recente da Genial/Quaest revela a ascensão do senador Flávio Bolsonaro (PL)…

Polícia prende seis que renderam família e transferiram R$ 100 mil em Mato Grosso

A Polícia Militar prendeu hoje seis homens suspeitos de roubo a uma residência no bairro…