O SBT está tentando adquirir os direitos de transmissão de “Xica da Silva”, novela exibida originalmente pela Rede Manchete entre 1996 e 1997 e que lançou Taís Araújo ao estrelato.
A emissora já reprisou a trama em 2005 e agora quer levá-la ao +SBT, sua plataforma de streaming, além de mantê-la disponível para uma possível reprise em sua grade de programação.
Limbo jurídico trava negociações
O folhetim está em um verdadeiro “limbo jurídico”. Na prática, os direitos de exibição pertencem à Bloch Som e Imagem, criada em 1995 para blindar o acervo da Manchete das dívidas da emissora.
O SBT já havia negociado com Pedro Jack Kapeller em 2005, mas após sua morte em 2022, suas filhas assumiram o controle.
Além disso, existe uma licença internacional com a Vip2000, responsável pela venda da novela para outros países — o que já gerou reclamações de atores que afirmam nunca terem recebido royalties.
Para complicar ainda mais, os direitos de texto pertencem a Walcyr Carrasco, que escreveu a trama sob o pseudônimo Adamo Angel, mas nem o autor tem clareza se sua autorização é necessária.

Globo já tentou resolver impasse
Não é só o SBT que se interessa. Em 2021, a Globo tentou adquirir os direitos para disponibilizar no Globoplay, mas esbarrou na má conservação dos arquivos originais da Manchete. A emissora chegou a cogitar um remake, mas desistiu.
Sucesso histórico da Manchete
Exibida entre 1996 e 1997, “Xica da Silva” foi a última grande audiência da Manchete antes do fechamento da emissora. A novela marcou médias de 14 pontos no Ibope e chegou a 20 pontos na reprise feita pelo SBT em 2005.
Além de revelar Taís Araújo, que tinha apenas 17 anos ao interpretar a protagonista, o elenco contou com nomes que depois brilhariam na Globo, como Giovanna Antonelli, Drica Moraes, Murilo Rosa, Dalton Vigh, Adriane Galisteu e Zezé Motta.

Escrito por
Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]