10/02/2026

10 de fevereiro de 2026 14:58

  • Home
  • Política
  • Seciteci é parceira de projeto de capacitação e incentivo à autonomia financeira para mulheres

Seciteci é parceira de projeto de capacitação e incentivo à autonomia financeira para mulheres


A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT) promove, por meio de parcerias institucionais, o projeto Capacita + Mulheres, iniciativa que oferece formações gratuitas em Cuiabá e Várzea Grande com o objetivo de fortalecer a qualificação profissional e ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho para centenas de mulheres da região.

 

Entre as capacitações oferecidas estão curso de maquiagem, massoterapia, patch apliquê e patchwork. Cintia Matos, psicóloga do Instituto Elevar, ressalta que os cursos ofertados proporcionam condições das mulheres começarem a empreender com as habilidades adquiridas. 

 

“Elas já saem com o seu negócio pronto. Além dos cursos, nós realizamos workshops de saúde mental e de posicionamento nas redes sociais. Temos recebido bem essas mulheres para que elas possam se empoderar desses negócios e mudar a realidade de suas famílias”, afirmou Cintia.

 

No Bairro Novo Paraíso, em Cuiabá, recentemente foram concluídas as aulas do Curso de Unhas em Gel. A especialista em unhas Priscila Guimarães foi uma das professoras da capacitação. Com mais de 20 anos na área, ela destacou a oportunidade de ascensão financeira através do Capacita + Mulheres.

 

“Essa formação veio para ajudar as famílias carentes a levar o sustento para casa. Hoje em dia fazer unha não é mais um bico, é uma profissão reconhecida. E eu tenho um imenso prazer de estar ajudando essas meninas a levarem essa carreira como algo sério na vida delas, é gratificante demais ver a evolução delas dentro de sala”, disse Priscilla.

 

Larissa Sousa tem apenas 16 anos, mas já aproveitou a oportunidade para expandir os seus conhecimentos e serviços de manicure.

 

“Eu cheguei no curso sabendo fazer uma manicure tradicional. E hoje eu consigo entregar resultados para as minhas clientes que talvez elas iriam buscar em outra profissional porque eu não sabia fazer. Essa formação me abriu portas, eu encerrei o curso com uma cliente já marcada e espero continuar evoluindo nessa área”, relatou.

 

A estudante Carol Oliveria também concluiu o curso com a expectativa de continuar no ramo de unhas em gel. Para ela, a profissão será uma oportunidade de trabalhar em casa, e assim conciliar a vida profissional com a maternidade.

 

O programa Capacita + Mulheres é uma parceria entre Seciteci e Instituto Elevar, com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. As vagas para todos os cursos são preenchidas conforme a ordem de inscrição. Para acompanhar os novos processos seletivos do projeto, acompanhe o Instagram do Instituto Elevare, clicando aqui. 





Source link

VEJA MAIS

Como histórico Flamengo 8 x 0 Vitória causou turbulência mesmo com elogios de ‘exibição do ano’ na visão de Filipe Luís

Vitória e Flamengo se enfrentam nesta terça-feira (10), às 21h30 (de Brasília), no Barradão, em…

Allan desembarca em São Paulo para assinar com Corinthians: “Meu sonho”

O volante Allan, do Flamengo, desembarcou em São Paulo na tarde desta terça-feira (10) para…

Um ano após feminicídio, família e amigos cobram julgamento de caso Vanessa Ricarte

Familiares, amigos e colegas de trabalho da jornalista Vanessa Ricarte realizam, na próxima quinta-feira (12),…