O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Arthur Cerqueira Valério, pediu exoneração do cargo. Ele deixa a função para trabalhar na advocacia privada.
A carta de demissão foi entregue ao ministro Alexandre Silveira na última sexta-feira (30). A expectativa é de que ele deixe a função até o fim desta semana e cumpra um período de quarentena.
“A exoneração foi solicitada pelo próprio secretário-executivo, em carta encaminhada ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na qual agradece a confiança, o diálogo permanente e a oportunidade de contribuir com a agenda estratégica dos setores energético e mineral brasileiro”, diz o comunicado oficial.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, Arthur Cerqueira já havia manifestado ao ministro, em maio de 2025, a intenção de deixar a pasta. Contudo, decidiu permanecer no cargo até o início deste ano com o objetivo de concluir agendas estratégicas previamente pactuadas.
Arthur Cerqueira estava no cargo desde janeiro de 2024. Na função, participou do processo de modernização do marco legal do setor elétrico e atuou na coordenação de leilões de energia, potência e de transmissão.
“O Ministério de Minas e Energia agradece a dedicação, o profissionalismo e a contribuição do secretário-executivo Arthur Cerqueira Valério ao fortalecimento das políticas públicas dos setores de minas e energia do país”, diz.
