A previsão do tempo para esta segunda-feira indica um cenário de instabilidade em boa parte do Brasil. Segundo boletim da Climatempo, a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém o risco de temporais, volumes elevados de chuva e transtornos, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Enquanto isso, o Sul do país começa a semana com tempo mais firme em grande parte da região, temperaturas amenas e possibilidade de frio mais intenso nas áreas de serra.
Sul: tempo firme predomina, com frio pela manhã
No Sul, ainda há registro de chuva fraca durante a madrugada no leste e litoral do Paraná, condição que pode persistir ao longo do dia. Também chove de forma isolada no litoral norte e leste de Santa Catarina.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Nas demais áreas da região, a atuação de uma massa de ar seco associada a um sistema de alta pressão favorece o tempo firme, com sol ao longo do dia. Pela manhã, as temperaturas ficam mais baixas na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense, com chance de geada isolada em pontos mais elevados.
Durante a tarde, o calor ganha força no noroeste do Rio Grande do Sul, além do oeste e norte do Paraná, enquanto as temperaturas seguem mais amenas nas demais áreas.
Sudeste: atenção para volumes elevados e alagamentos
No Sudeste, a frente fria avança e a ZCAS segue influenciando o tempo. Há previsão de chuva frequente e de moderada a forte intensidade em grande parte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Em São Paulo, a chuva se concentra no norte, litoral e leste do estado. O alerta maior é para o centro-leste de Minas Gerais, interior do Espírito Santo e sul capixaba, onde os volumes podem ser elevados ao longo do dia, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas e transtornos urbanos.
As temperaturas sobem pouco na região, devido à maior presença de nuvens e à chuva persistente.
Centro-Oeste: instabilidade continua em MT e GO
No Centro-Oeste, a ZCAS mantém o tempo instável em Mato Grosso e Goiás desde a madrugada. Ao longo do dia, há previsão de pancadas de chuva moderada a forte, com risco de temporais e descargas elétricas.
Em Mato Grosso do Sul, o cenário é diferente. O dia deve ser de tempo mais firme, com predomínio de sol e chance apenas de chuva fraca no extremo norte e leste do estado. O calor predomina em boa parte da região, enquanto Goiás registra temperaturas mais agradáveis.
Nordeste: chuva intensa no interior da Bahia
No Nordeste, a chuva ocorre desde a madrugada no interior da Bahia, com intensidade moderada a forte. Ao longo do dia, as instabilidades avançam para áreas do sul do Maranhão e do Piauí.
O risco de temporais é maior no sul da Bahia. Nas demais áreas da região, o tempo segue mais aberto, com sol aparecendo em vários períodos. As temperaturas permanecem elevadas e o tempo segue abafado.
Norte: temporais em áreas influenciadas pela ZCAS
No Norte, a ZCAS favorece pancadas de chuva em Rondônia, Acre, sul e oeste do Amazonas, sul do Pará e Tocantins. Nessas áreas, há risco de temporais ao longo do dia.
No restante do Amazonas e no nordeste do Pará, as pancadas aumentam principalmente à tarde. Já em Roraima e no noroeste do Pará, o tempo permanece mais aberto, com períodos de sol e menor chance de chuva.
O post Semana começa com chuva forte e risco de temporais em algumas regiões do país apareceu primeiro em Canal Rural.