13/01/2026

13 de janeiro de 2026 09:34

Semana reserva chuva de 150 mm para três regiões do país

Foto: Motion Array

Acumulados de chuva de 150 mm são esperados entre esta segunda (5) e a próxima (12) para áreas de três regiões brasileiras. Acompanhe a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet):

Sul

O Inmet destaca que o começo da semana no Sul é marcado por tempo estável e manhãs de frio. Com a aproximação de sistemas frontais durante a quarta-feira (7), a previsão é de tempestades no Rio Grande do Sul, e nos dias seguintes, em toda a Região. Os maiores acumulados previstos nessa região devem ser de até 150 mm ao longo da semana. Os menores valores de umidade relativa devem ficar inicialmente na faixa dos 40% em todos os estados e, a partir de quinta-feira (8), os valores devem ficar acima dos 50%.

Sudeste

A previsão indica fortes chuvas até a primeira metade da semana devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A chuva prevista ocorrerá, primeiramente, nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Segundo o Inmet, a partir da terça-feira (6), uma convergência de umidade deve trazer acumulados em torno de 50 mm por dia no litoral do Rio de Janeiro, e a partir do dia seguinte, no litoral de São Paulo. No interior paulista também se espera ocorrência de tempestades na terça e quarta-feira. A partir da quinta-feira, o tempo começa a abrir nos demais estados do Sudeste, com menores índices de umidade relativa do ar, entre 40% e 50%. No fim de semana o tempo deve ser firme na maior parte da região, com exceção do sul e oeste de São Paulo.

Centro-Oeste

mapa de chuva
Foto: Reprodução

Devem ocorrer chuvas volumosas entre Goiás e Mato Grosso, principalmente no leste deste estado, onde os volumes acumulados podem ultrapassar os 150 mm. Essa área deve se orientar entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a partir de sexta-feira (9), deixando o território goiano com tempo mais aberto durante o fim de semana. No Distrito Federal, a previsão é de acumulados abaixo dos 50 mm. O Inmet destaca, também, a previsão de umidade relativa mínima abaixo 30% no oeste de Mato Grosso do Sul ao longo de toda a semana, e abaixo de 40% em todo o estado de Goiás e no sul mato-grossense durante o fim de semana.

Nordeste

A semana começa com Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no leste da região, deslocando-se lentamente para o oeste da Bahia. A previsão é de precipitação no Maranhão, centro-sul do Piauí, oeste e sul baiano. Nessas áreas, a chuva deve ocorrer sob a forma de pancadas, ocasionalmente acompanhadas de trovoadas e altos índices de umidade relativa do ar nessa parte da região, pelo menos até a quarta-feira (7). Nas demais partes do Sertão, a umidade deve ficar abaixo dos 30%. No litoral, as condições serão de tempo firme na maior parte da semana, com umidade mínima acima dos 45%. De maneira geral, a partir da quinta-feira (8), à exceção do sul do Maranhão, todo o Nordeste deve ter tempo estável.

Norte

Áreas de instabilidade com maiores volumes de chuva deverão se concentrar no Amapá, Acre, Amazonas, em Rondônia, no sul do Pará e do Tocantins devido à disponibilidade de calor, umidade e favorecimento da circulação local, além da proximidade da ZCIT, com acumulados entre 80 e 150 mm em sete dias. As demais áreas encontram uma distribuição maior de chuvas de baixos volumes, com acumulados abaixo de 50 mm. No sul do Amapá, norte do Pará e na maior parte de Roraima, deve haver chuvas localizadas. Em linhas gerais, chove especialmente no Amazonas, Pará (sul), Acre e nordeste do Amapá. Já a umidade relativa do ar mínima, de maneira geral, seguirá com índices elevados na maior área da Região Norte (igual ou superior a 70%), à exceção do norte do Pará, sul do amapá e Roraima, onde pode atingir mínimos em torno dos 35% ao longo da semana.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

O post Semana reserva chuva de 150 mm para três regiões do país apareceu primeiro em Canal Rural.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Access Denied

Access Denied You don’t have permission to access “http://noticias.uol.com.br/colunas/daniela-lima/2026/01/13/constrangimento-e-rota-para-arquivo-o-bastidor-do-recuo-do-tcu-sobre-o-bc.htm” on this server. Reference #18.867cc17.1768307481.5f7b6953 https://errors.edgesuite.net/18.867cc17.1768307481.5f7b6953…

Acidente entre caminhonete e carro derruba poste em Sorriso

Um acidente de trânsito foi registrado no início da tarde deste domingo (11.01), no cruzamento…

Chaiany no BBB 26 vive embates no Quarto Branco e divide opiniões

Chaiany virou um dos assuntos mais comentados após os conflitos no Quarto Branco do BBB…