10/02/2026

10 de fevereiro de 2026 10:00

  • Home
  • Últimas Notícias
  • Sinop: MP fortalece atendimento e acolhimento às vítimas de tentativa de homicídio e familiares

Sinop: MP fortalece atendimento e acolhimento às vítimas de tentativa de homicídio e familiares

A 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Sinop lançou, ontem à tarde, a cartilha de atendimento e acolhimento às vítimas de tentativa de homicídio e familiares de vítimas de homicídios e feminicídios. A ação é desenvolvida pelo Núcleo de Defesa da Vida. “Nós confeccionamos cartilhas informativas, a fim de levar informação à população em geral, e mais especificamente para aquelas pessoas que são vítimas diretas e os familiares delas como vítimas indiretas de homicídios, tentativas de homicídio, feminicídio e latrocínio, informações sobre o desenvolvimento do processo, os direitos que essas pessoas têm, um atendimento disponibilizado aqui na Promotoria de Justiça”, disse o promotor de Justiça, Herbert Dias Ferreira, ao Só Notícias.

Na solenidade, foram apresentados números de homicídios, feminicídios e latrocínios, do Ministério de Justiça e Segurança Pública. Ano passado, em Mato Grosso, foram 2.221 casos, média de 6 por dia. Em Sinop, no mesmo período, foram 116 vítimas, sendo 10 por mês. “São viúvas, pessoas vítimas da violência que atinge todo nosso Estado”, lamenta o promotor.

Dentro da proposta, está o acompanhamento de psicóloga e assistente social que fazem o acolhimento das vítimas e, quando necessário, encaminham para órgãos e entidades que fazem parte da rede municipal de atendimento psicosocial, e durante seis meses o núcleo faz esse acompanhamento, inclusive, com relatórios sociais.

Herbert explica que “a perda de um familiar já é algo que nos dói e atinge a todos de uma forma tão intensa, e o que se dizer de quem perde um familiar em razão da violência, de um homicídio, feminicídio, e também de um latrocínio”. “Então, nós nos colocamos aqui sempre à disposição para tentar entender essa situação e dar o melhor direcionamento possível para essas pessoas”, pondera.

Além da confecção das cartilhas físicas, também serão fixados cartazes em hospitais, postos de saúde, repartições públicas, onde a pessoa poderá, por meio de um código QR Code, baixar o arquivo digital e ter acesso ao conteúdo. Na cartilha, por exemplo, traz informações, como dimensões e manifestações do luto, como familiares e amigos podem ajudar, como lidar com a dor, como entender o processo jurídico, também detalha os lugares onde pedir ajuda.

A secretária de Ação Social, Sineia Abreu, o presidente da OAB Sinop, Reginaldo de Oliveira e demais lideranças estiveram no lançamento da cartilha, na sede das promotorias.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

UnB lança concurso para professor com salário inicial de R$ 13,2 mil

Um novo concurso da UnB (Universidade de Brasília) teve o edital publicado nesta terça-feira (10).…

Facção liderada por foragido é investigada por lavagem de dinheiro em 4 estados

Uma facção criminosa investigada por lavagem de dinheiro por meio de documentação falsa e empresas…