Josias lembra que, constitucionalmente, a indicação cabe ao presidente e que, sim, o Senado precisa aprovar o nome. Mas que isso deve ser feito de forma a julgar as qualidades do nome ao cargo.
O Alcolumbre, todo mundo sabe, a essa altura, preferia que fosse indicado para o Supremo Rodrigo Pacheco. Ele jantou com Lula no Palácio do Alvorada, expôs a sua preferência. Agora, a Constituição atribui a palavra final ao Presidente da República. E se o Alcolumbre está insatisfeito, ele pode propor a mudança da Constituição. Ele tem razão quando diz que cabe ao Senado também é uma prerrogativa constitucional aprovar ou não o nome escolhido pelo presidente, para o Supremo. O Messias precisa de 41 dos 81 votos dos senadores, pelo menos. Mas é preciso qualificar esse jogo.
Josias de Souza
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.