O agronegócio voltou a desempenhar papel decisivo na economia brasileira e Mato Grosso, mais uma vez, foi protagonista. No terceiro trimestre de 2025, o setor agropecuário cresceu 0,4% e ajudou a sustentar o Produto Interno Bruto (PIB) nacional, que avançou apenas 0,1% em relação ao trimestre anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os municípios que puxaram esse desempenho, Sorriso (MT) maior produtor de grãos do país figura como um dos principais motores de expansão.
Considerada a Capital Nacional do Agronegócio, Sorriso registrou aumento expressivo na produção de milho e algodão, culturas que lideraram o crescimento anual do agro no país. No comparativo com o terceiro trimestre de 2024, a agropecuária brasileira avançou 10,1%, impulsionada justamente por culturas em que Sorriso é referência nacional: milho (+23,5%) e algodão (+10,6%). A forte safra, somada à eficiência logística regional, contribuiu diretamente para elevar o ritmo de escoamento de grãos no Centro-Oeste e, consequentemente, o desempenho nacional.

Além do avanço no campo, o trimestre também foi marcado por crescimento de 0,8% na indústria, enquanto os serviços ficaram praticamente estáveis (+0,1%). No setor de serviços, Transporte e armazenagem cresceram 2,7%, impulsionados pelo fluxo recorde de cargas agropecuárias. De acordo com a analista do IBGE, Claudia Dionísio, a expansão está diretamente ligada ao volume de commodities em grande parte provenientes de municípios mato-grossenses como Sorriso e Sinop.
No lado das despesas, o consumo das famílias manteve estabilidade (+0,1%), enquanto o consumo do governo avançou 1,3%. As exportações subiram 3,3%, resultado favorecido pela demanda internacional por produtos do agro.

Na análise anual, além do salto de 10,1% no setor agropecuário, a indústria avançou 1,7% e os serviços cresceram 1,3%. Contudo, o PIB brasileiro mostra desaceleração: cresceu 1,5% no primeiro trimestre, 0,3% no segundo e apenas 0,1% no terceiro trimestre de 2025.
NORTÃO MT