25/07/2025

25 de julho de 2025 10:29

  • Home
  • Últimas Notícias
  • Sorriso sedia abertura nacional da colheita do milho safrinha e reafirma força do agro brasileiro

Sorriso sedia abertura nacional da colheita do milho safrinha e reafirma força do agro brasileiro

O município de Sorriso (MT) foi palco, nesta quarta-feira (18), da abertura oficial da colheita nacional do milho de segunda safra em 2025 — o tradicional milho safrinha. O evento, realizado na Fazenda Dois Irmãos, do Grupo ABF, reuniu autoridades, produtores, especialistas e representantes do setor produtivo em uma programação técnica e simbólica que reforçou o protagonismo do município no cenário agropecuário brasileiro.

Presente na cerimônia, o governador em exercício do Estado, Otaviano Pivetta, destacou a importância da cultura do milho para a economia de Mato Grosso e do Brasil. Segundo ele, os avanços tecnológicos e a eficiência do setor garantem sustentabilidade e produtividade. “Estamos colhendo os frutos de um trabalho sério, de investimento em pesquisa, tecnologia e profissionalismo no campo”, afirmou.

De acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a expectativa para esta safra é positiva: a produção deve alcançar 50,38 milhões de toneladas, um crescimento de 3% em relação à safra anterior (48,7 milhões). A área plantada também aumentou, passando para 7,13 milhões de hectares, o que representa um avanço de 4,85%. Já a produtividade média esperada é de 117,74 sacas por hectare, 1,86% superior ao ciclo anterior.

O prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, celebrou a escolha do município como sede da abertura. “O evento já virou tradição e sempre busca valorizar um município do Estado. O milho é o cereal mais eficiente do mundo e essencial para nossa economia. Estamos orgulhosos em mostrar nossa força produtiva ao Brasil”, disse.

O vice-prefeito, Acácio Ambrosini, também ressaltou a relevância do evento. “Hoje discutimos políticas fundamentais para o futuro do agronegócio, como sustentabilidade, biocombustíveis e os desafios do setor”, afirmou.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

Durante a programação, três painéis temáticos foram realizados: “Desafios regulatórios da produção”, “Etanol: uma solução sustentável” e “Cenários da produção brasileira 2025/2026”. O ponto alto foi às 11h10, com a largada simbólica das colheitadeiras, marcando oficialmente o início da colheita.

A abertura contou com a organização da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo) e Canal Rural, que realizou a transmissão ao vivo. O evento reforçou o compromisso com o desenvolvimento tecnológico, a valorização do produtor e os caminhos para agregar valor à produção nacional.

NORTÃO MT COM ASSESSORIA

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Exposição em Londres revela segredos dos looks da rainha Elizabeth II

Os looks emblemáticos da falecida rainha Elizabeth II serão celebrados em uma grande exposição no…

Gian & Giovani abrem a grade de shows da Expovera e lotam o primeiro dia de festa em Vera

A Expovera 2025 começou em grande estilo na noite desta quinta-feira (24), com show da…

Aeroporto de Sinop tem semestre com 217 mil embarques e desembarques; 10% de aumento

Aeroporto João Batista Figueiredo de Sinop fechou o primeiro semestre deste ano com um crescimento…