O clima festivo de Natal durou pouco — ou praticamente não existiu — para o Los Angeles Lakers. A equipe foi atropelada pelo Houston Rockets por 119 a 96, nesta quinta-feira, em um dos cinco jogos do tradicional dia 25 de dezembro da NBA, e deixou a quadra sob duras críticas do técnico JJ Redick, que questionou abertamente o profissionalismo do elenco.
A derrota foi a terceira consecutiva dos Lakers e a sexta nos últimos dez jogos. Mais do que o resultado, o desempenho irritou profundamente o treinador.
“Nós não estamos nos importando o suficiente neste momento. E essa é a parte que mais incomoda. Não estamos nos importando em fazer o que é necessário. Não estamos nos importando em ser profissionais”, iniciou JJ Redick.
O alerta soou ainda mais forte porque, segundo o técnico, a situação chegou a um ponto limite, deixando claro que o problema será tratado imediatamente, já neste fim de semana, antes do próximo compromisso da equipe, no domingo (28), em casa, contra o Sacramento Kings.
“O treino de sábado — eu já avisei os jogadores — vai ser desconfortável”, afirmou. “A reunião vai ser desconfortável. Eu não vou passar mais 53 jogos assim.”
Domínio absoluto dos Rockets
O jogo praticamente acabou no primeiro quarto. O Houston abriu 14 pontos de vantagem logo no início e não ficou atrás no placar em nenhum momento. A diferença se manteve em dígitos duplos durante todo o segundo tempo, expondo a falta de reação dos Lakers.
“As duas palavras do dia foram esforço e execução. Quando fazemos as duas coisas em alto nível, somos um bom time. Quando não fazemos, somos um time terrível. E hoje fomos um time terrível. Isso começou praticamente desde o primeiro minuto”, disse o técnico.
Mesmo com o retorno de Luka Doncic, que havia desfalcado a equipe em um jogo e meio por conta de uma contusão na panturrilha esquerda, o Lakers teve uma atuação desorganizada. O armador cometeu três turnovers nos primeiros dois minutos e onze segundos em quadra, facilitando a vida dos Rockets.
Doncic foi o cestinha do time, com 25 pontos e sete assistências, mas também liderou negativamente com seis turnovers. Após a partida, o esloveno não escondeu a frustração.
“Eu não sei exatamente o que precisa mudar, mas algo precisa mudar. Acho que fomos atropelados nos últimos três jogos. Está feio. Precisamos descobrir o que fazer. Temos que conversar. Todo mundo tem que conversar. Eu sei que o JJ disse que vai ser desconfortável — e tem que ser mesmo”, disse, antes de completar: “Todo mundo precisa se esforçar mais, começando por mim.”
LeBron James marcou 18 pontos, mas viveu uma noite para esquecer: o Lakers foi superado por 33 pontos nos 32 minutos em que ele esteve em quadra. De acordo com dados da ESPN, foi o pior plus-minus de LeBron como jogador dos Lakers e o terceiro pior de toda a sua carreira.