Rennan Oliveira
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), usou as redes sociais para alertar que o espaço de acolhimento da Bem-Estar Animal é transitório e defendeu que muitos pets podem viver melhor nas ruas do que em cativeiro. Segundo ele, é necessária maior conscientização da população sobre os cuidados com os chamados “animais comunitários” — aqueles que vivem nas ruas, mas recebem água, ração e cuidados básicos da comunidade.
“Um animal que está morando com um morador de rua, às vezes, é mais feliz naquele ambiente, onde o morador o tem como um amiguinho, do que preso em um cativeiro dentro de um espaço do Bem-Estar Animal. A Bem-Estar Animal é um ambiente transitório, não é um espaço para longa permanência. Muito se prega em tirar os animais da rua, mas essa não é a necessidade real. A primeira necessidade é a qualidade de vida desses animais”, argumentou.
Diante disso, Brunini sustenta que a estrutura municipal deve priorizar o atendimento a animais feridos, além de ações de castração e medicação, e não a permanência prolongada em abrigos. Os serviços podem ser acionados pelo WhatsApp do Bem-Estar Animal, no número (65) 99207-4318.
Segundo a Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, atualmente cerca de 100 animais estão sob os cuidados do município e prontos para adoção, todos vacinados, castrados e vermifugados. A diretora da pasta, Morgana Thereza Ens, fez um chamamento à população para atuar em parceria com o município no acolhimento desses animais.
“Nosso papel como Prefeitura é castrar, vacinar, vermifugar e acompanhar, garantindo que esses animais não se reproduzam de forma descontrolada, não disseminem doenças e possam viver com dignidade”, afirmou.
