O tempo abafado deve predominar ao longo desta terça-feira de Carnaval (17), aumentando o risco de temporais em áreas maiores. Confira a previsão:
Sul
A terça-feira começa com chuva fraca no litoral do Paraná e do Rio Grande do Sul, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre. Entre o meio e o fim da manhã, há pancadas no sul, sudoeste, oeste e Campanha Gaúcha, associadas ao calor, umidade e à circulação de uma baixa pressão no oeste gaúcho. À tarde, as instabilidades se intensificam, reforçando a chuva moderada a forte no litoral e leste do Paraná e de Santa Catarina, com risco de temporais. A chuva também se espalha pelo restante do território gaúcho e por grande parte do catarinense e paranaense, com trovoadas. No sudeste e litoral sul gaúcho e no oeste paranaense, o tempo fica mais firme.
Sudeste
Chove fraco no norte do Espírito Santo, no nordeste e leste de Minas Gerais e em pontos do interior do Rio de Janeiro. A partir do fim da manhã, a chuva aumenta no sul de São Paulo e se espalha por grande parte do estado, incluindo o litoral devido à formação de uma baixa pressão próxima à costa e à reorganização da circulação atmosférica. Nessas áreas, há chuva moderada a forte e risco de temporais isolados. Também há pancadas no sul e sudoeste mineiro, na Zona da Mata, no oeste paulista e no sul do Espírito Santo. No interior e noroeste de Minas, a chuva é mais fraca. Nas demais áreas, o tempo permanece firme. O calor predomina.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Centro-Oeste
Durante a madrugada, há chuva no noroeste, nordeste e leste de Mato Grosso. Pela manhã, o tempo é firme nas demais áreas. À tarde, as instabilidades aumentam no norte, oeste e interior mato-grossense, com chuva moderada a forte e risco de temporais. No sul e sudeste do estado, a chuva ocorre de forma mais moderada e irregular. Em Goiás e no interior de Mato Grosso do Sul, as pancadas são isoladas e mais fracas, com maior presença de sol nas demais áreas. O calor predomina.
Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém instabilidade no litoral norte e em áreas do norte do Maranhão, além de chuva fraca no litoral leste. Também chove fraco no Ceará e de forma mais intensa no sul do Maranhão, Piauí e noroeste da Bahia. Ao longo do dia, as pancadas aumentam no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, grande parte de Pernambuco, Maranhão e metade norte do Piauí, além de áreas de Salvador e interior baiano, com risco de temporais isolados. Em Alagoas, Sergipe e noroeste da Bahia, a chuva é fraca a moderada. Nas demais áreas, o tempo fica mais firme e quente.
Norte
A umidade mantém instabilidade desde cedo no Amazonas, Pará, em Rondônia, no Acre e em Roraima, com chuva moderada a forte. No Amapá, a ZCIT reforça o tempo instável. À tarde, as pancadas se intensificam no Amazonas, Pará, sul e oeste de Roraima, Rondônia e Amapá, com risco de temporais. No Acre e no Tocantins, a chuva é mais irregular, mas ainda moderada. A sensação de abafamento persiste.
O post Temporais em quase todo o país: calor generalizado de hoje aumenta riscos apareceu primeiro em Canal Rural.
