Carlos Alcaraz e Novak Djokovic estão na final do Australian Open de 2026. A decisão será disputada na Rod Laver Arena, em Melbourne, neste domingo (01), às 5h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo no plano premium do Disney+.
Número 1 do mundo, Alcaraz chega à final após vencer Alexander Zverev (nº 3) na semifinal, por 3 sets a 2. Já Djokovic, número 4 do ranking ATP, passou por Jannik Sinner (nº 2), também por 3 sets a 2.
Para além dos US$ 2,98 milhões em premiação ao campeão, o título do Australian Open também tem outro valor para os dois tenistas.
Novak Djokovic já é o maior campeão simples de Grand Slams entre os homens, com 24 títulos – dez Australian Open, três Roland Garros, sete Wimbledon e quatro US Open.
Com mais uma conquista, o sérvio deixará para trás Margaret Court, histórica tenista australiana, que também soma 24 títulos, e se isolará como o maior campeão entre homens e mulheres.
Margaret, vale destacar, é também a maior campeã do Australian Open. A tenista que atuou entre 1960 e 1973 conquistou o torneio disputado em Melbourne por 11 vezes. Djokovic vai igualar a australiana se vencer este ano.
Do outro lado do confronto, o título também vale muito para Carlos Alcaraz. O tenista espanhol ainda está longe do seu adversário no ranking geral de títulos de Grand Slam, mas pode “zerar” os maiores torneios do tênis caso vença Djokovic.
O Australian Open é o único Grand Slam que falta na carreira de Alcaraz. O atual número 1 do mundo venceu o Roland Garros em 2024 e 2025, Wimbledon em 2023 e 2024 e o US Open em 2022 e 2025.
