Todo país que fizer negócios com o Irã estará sujeito a tarifas de 25% sobre qualquer transação com os Estados Unidos, disse nesta segunda-feira (12) o presidente norte-americano, Donald Trump, em postagem em rede social.
O mandatário da Casa Branca não especificou os critérios para a adoção da medida e nem uma data para o seu início. A princípio, a nova sanção atinge os países do Oriente Médio, Índia e China, os principais parceiros comerciais dos iranianos.
Contudo, a ação pode atingir, também, o Brasil. Em 2025, foram exportados para o Irã US$ 2,9 bilhões, com destaque para cereais, farinhas e preparações, produtos do complexo soja e sucroalcooleiro, além de açúcar e milho, conforme sistema de estatísticas de comercio exterior do agronegócio brasileiro (Agrostat).
Ao mesmo tempo, foram importados do país no ano passado US$ 84 milhões em óleo diesel, petróleo, além de partes de turborreatores e plataformas submersas de exploração ou perfuração.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
O anúncio das tarifas é mais um capítulo na relação de conflito entre Estados Unidos e Irã e ocorre após Trump ameaçar intervir com ações militares a onda de protestos que tomou conta do país do Oriente Médio. A ONG Irã Human Rights estima que cerca de 650 manifestantes morreram desde 2028.
O presidente norte-americano tem ameaçado realizar ataques contra pontos estratégicos do Irã caso a repressão aos manifestantes continue, ao passo que o regime iraniano acusa agentes ligados aos Estados Unidos e a Israel de tentarem ampliar os protestos para desestabilizar o governo.
A revolta popular no Irã teve a alta dos preços como estopim, mas se voltou contra o regime dos aiatolás, governantes religiosos que seguem no poder há quase cinco décadas.
O post Trump ameaça tarifa de 25% a qualquer país que fizer negócios com o Irã apareceu primeiro em Canal Rural.