O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (19) que não descarta a possibilidade de uma guerra com a Venezuela, conforme declaração dada em entrevista à NBC News.
“Não descarto essa possibilidade”, disse o presidente americano, que também citou que haverá novas apreensões de navios petroleiros na região próxima ao país sul-americano.
A declaração de Trump vem um momento de escalada da já conturbada relação entre Washington e Caracas. Nesta quinta-feira, Trump declarou, em cerimônia na Casa Branca que “não se importaria” de avisar ao Congresso americano sobre uma eventual investida terrestre em território venezuelano, mas que “não precisa fazer isso”.
Desde meados de agosto, os EUA têm aumentado sua presença na região do Caribe, por meio do deslocamento de um aparato militar, que inclui navios de guerra, além ter realizado mais de 20 ataques a embarcações, no Caribe e no Pacífico, contra embarcações que supostamente estariam transportando drogas.
Mais de 80 pessoas morreram, ao todo, em decorrência desses ataques.
Recentemente, Washington tem reforçado a pressão sobre o setor de petróleo da Venezuela, uma das principais fontes de recursos do país.
Na última semana, as forças dos EUA apreenderam um navio petroleiro sancionado de grande porte em águas venezuelanas, e, na última terça-feira, Trump determinou a apreensão de todas as embarcações sancionadas que entram e saem dos portos da Venezuela.
Na ocasião, os EUA também designaram o governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, como uma “organização terrorista internacional”.