A Uefa emitiu um comunicado oficial a respeito da acusação de racismo por parte de Vinicius Jr. contra Gianluca Prestianni, do Benfica, em partida do Real Madrid, na última terça-feira (17), pela Uefa Champions League.
De acordo com a entidade, um investigador do Comitê de Ética e de Disciplina da Uefa foi selecionado para apurar o caso. Após marcar o único gol da partida, aos cinco minutos do segundo tempo, Vinicius foi alvo de protestos de jogadores do Benfica pela comemoração em campo.
Foi nesse momento que Prestianni teria ofendido o atacante com a palavra “mono”, macaco em espanhol, cobrindo a boca com a camisa. O brasileiro foi às redes sociais se manifestar a respeito do caso e chamou o argentino do Benfica de “covarde”.
“Racistas são, acima de tudo, covardes. Precisam colocar a camisa na boca para demonstrar como são fracos. Mas eles têm, ao lado, proteção de outros que, teoricamente, têm a obrigação de punir. Nada do que aconteceu hoje é novidade na minha vida e da minha família”, disse Vini, para completar.
“Eu recebi cartão amarelo por comemorar um gol. Ainda sem entender o porquê disso. Do outro lado, apenas um protocolo mal executado e que de nada serviu. Não gosto de aparecer em situações como essa, ainda mais depois de uma grande vitória e que as manchetes têm que ser sobre o Real Madrid, mas é necessário”, finalizou.
A ESPN apurou ainda que Vinicius Jr. está bem e muito agradecido pelo apoio recebido do Real Madrid e dos companheiros, especialmente de Kylian Mbappé, que saiu em defesa do brasileiro após o ocorrido. A expectativa agora é que o Real avance com o caso junto à Uefa.
Desde que chegou ao Real Madrid, em 2018, Vinicius Júnior foi alvo de inúmeros ataques racistas por parte de torcidas adversárias. Pela postura adotada dentro e fora de campo, tornou-se um dos principais símbolos da luta antirracista no esporte. Esta, no entanto, é a primeira vez em sua carreira que outro jogador é acusado de ofendê-lo com cunho racista.
Por outro lado, Prestianni, do Benfica, negou ter disparado ofensas racistas a Vinicius Jr. e afirmou ter sofrido ameaças de jogadores do Real Madrid em campo.
“Quero declarar que em nenhum momento dirigi insultos racistas ao jogador Vinicius Jr., que lamentavelmente interpretou mal o que acha que escutou. Jamais fui racista e lamento as ameaças que recebi de jogadores do Real Madrid”.
