Familiares, amigos e colegas de trabalho da jornalista Vanessa Ricarte realizam, na próxima quinta-feira (12), um ato público em frente ao Fórum de Campo Grande, para cobrar celeridade da Justiça no julgamento do feminicídio que tirou sua vida. Um ano após o crime, o processo ainda não teve desfecho judicial.
A mobilização tem como objetivo chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a demora na tramitação do caso, que envolve o ex-namorado da vítima, Caio César Nascimento Pereira, acusado de cometer o assassinato.
2025 se torna um dos anos mais violentos para mulheres em MS
O ato está marcado para ocorrer em frente ao prédio do Tribunal do Júri, localizado no Fórum Cível e Criminal de Campo Grande, na Rua da Paz, nº 14, no bairro Jardim dos Estados. Familiares destacam que a manifestação é pacífica e busca manter viva a memória de Vanessa.
A manifestação ocorre no dia 12 de fevereiro de 2026, quinta-feira, e é aberta à participação da sociedade civil.
39 feminicídios em 2025
Mato Grosso do Sul registrou 39 casos de feminicídios em 2025. O caso de Vanessa Ricarte foi o 2º no ano. O número saltou 11% comparado com 2024. Os números evidenciam que as ações implementadas nos últimos 12 meses, no estado, não foram suficientes.
Antes do crime, Vanessa havia registrado boletim de ocorrência por ameaça e obtido medida protetiva contra o agressor. O autor está preso preventivamente e foi indiciado por perseguição, violência psicológica, cárcere privado e divulgação de cena de nudez.