16/11/2025

16 de novembro de 2025 06:33

  • Home
  • Esportes
  • Valentina Shevchenko domina Zhang Weili e mantém cinturão no UFC 322

Valentina Shevchenko domina Zhang Weili e mantém cinturão no UFC 322

Com status de superluta, o ‘co-main event’ do UFC 322 foi bem menos equilibrado do que se projetava. Atual campeã peso-mosca (57 kg), Valentina Shevchenko apresentou um verdadeiro monólogo no octógono montado no Madison Square Garden, em Nova York (EUA). Soberana, Bullet dominou completamente a ex-campeã peso-palha (52 kg) Zhang Weili e defendeu o título de forma bem-sucedida. A atleta do Quirguistão venceu a rival chinesa na decisão unânime dos juízes.

Superior na trocação e também na luta agarrada, Valentina não encontrou problemas em nenhum momento dos 25 minutos do confronto.

Frustrada durante boa parte da disputa, Zhang não conseguiu converter seu poder na nova categoria de peso. Com mais uma defesa de título assegurada, Shevchenko garantiu, aos 37 anos, que ainda pretende seguir ativa no topo do UFC por um bom tempo.

“Estava preparada para essa luta como o maior desafio da minha vida. Sabia que não poderia me apressar, porque ela tem um grande poder de nocaute. Por isso trabalhei de forma tão inteligente. Tem oponentes que dão mesmo, mas quando estou aqui contra eles, faço o que tenho que fazer. Tenho algumas opções na minha divisão. Tem a Natália Silva. Ainda tenho muita coisa para fazer. Essa é minha vida, é meu estilo de vida, quem eu sou. Enquanto minha saúde permitir, vou continuar fazendo”, declarou Valentina, ainda no octógono, logo após sua vitória.

Como foi a luta

Zhang começou o confronto acertando um belo direto de direita. Em resposta, Valentina desferiu um chute na linha de cintura da rival. Ao tentar marchar para frente, a chinesa recebeu uma joelhada de encontro e acabou derrubada. Por cima, Shevchenko tentou controlar Weili, mas viu a oponente conseguir se reerguer. Estratégica, Bullet conseguiu uma nova queda e terminou o assalto em posição de vantagem no solo.

Confiante, Valentina encurtou a distância no início do segundo round e, com uma queda de quadril, colocou Zhang para baixo. Da meia-guarda, a campeã peso-mosca conseguiu a posição de crucifixo, grampeando completamente a rival chinesa. Frustrada e de costas para o chão, Weili pouco pôde fazer. Dominante, Shevchenko se manteve golpeando no ‘ground and pound’ até o soar do gongo.

A atleta do Quirguistão iniciou o terceiro assalto conectando bons jabs em Zhang, que também virou alvo dos chutes rodados da campeã. Ao tentar acertar Valentina com um chute, a ex-campeã peso-palha viu ‘Bullet’ grampear e, novamente, aplicar uma bela queda. Nos segundos finais da parcial, Shevchenko castigou Weili com cotoveladas de cima para baixo no ‘ground and pound’.

Com um chute potente na linha de cintura, Valentina fez Zhang recuar logo no início do quarto round. Visivelmente frustrada, a chinesa passou a se movimentar lateralmente para tentar se recuperar. Mas durante o processo, acabou sendo acertada por um cruzado da campeã, que ditava o ritmo da disputa. Sem correr riscos, ‘Bullet’ aplicou nova queda e, por pouco, não encaixou um katagatame.

Soberana e fiel à estratégia, Shevchenko se manteve superior no quinto e último round e, assim que encontrou uma brecha, aplicou outra queda e caiu por cima. Dominada, Zhang não ofereceu risco algum para Bullet.

Confira abaixo os resultados do UFC 322 até então:

  • Valentina Shevchenko venceu Zhang Weili via decisão unânime

  • Michael Morales venceu Sean Brady via nocaute no primeiro round

  • Carlos Prates venceu Leon Edwards via nocaute no segundo round

  • Benoit Saint Denis venceu Beneil Dariush via nocaute no primeiro round

  • Bo Nickal venceu Rodolfo Vieira via nocaute no terceiro round

  • Gregory ‘Robocop’ venceu Roman Kopylov via decisão unânime

  • Erin Blanchfield venceu Tracy Cortez via finalização no segundo round

  • Ethyn Ewing venceu Malcolm Wellmaker via decisão unânime

  • Kyle Daukaus venceu Gerald Meerschaert via finalização no primeiro round

  • Pat Sabatini venceu Chepe Mariscal via decisão unânime

  • Fatima Kline venceu Angela Hill via decisão unânime

  • Baisangur Susurkaev venceu Eric McConico via nocaute no terceiro round

  • Matheus Camilo venceu Viacheslav Borshchev via decisão unânime

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bragantino x Atlético-MG: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Em duelo antecipado válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, Red Bull Bragantino e Atlético-MG…

Valentina Shevchenko domina Zhang Weili e mantém cinturão no UFC 322

Com status de superluta, o ‘co-main event’ do UFC 322 foi bem menos equilibrado do…

Santos tira o Palmeiras da liderança e sai do rebaixamento; Flamengo feliz

O Palmeiras foi para o intervalo agradecido aos deuses dos estádios com seu time esfacelado…