A ideia é ficarmos atentos aos sinais que nosso corpo dá e, a partir daí, pensar em fortalecer a imunidade. Se você tem tido infecções frequentes, cansaço constante, feridas que demoram a cicatrizar, está com problemas digestivos recorrentes (aqui seriam casos de diarreia, constipação e gases) ou alergias e inflamações exageradas com estímulos comuns, está na hora de melhorar seus hábitos.
Algumas atitudes, como praticar exercícios físicos de forma regular, ter uma alimentação saudável, dormir bem e gerenciar o estresse (que tal focar no mindfulness?) precisam fazer parte da sua rotina.
Além disso, existem alguns nutrientes com ação imunomoduladora que potencializam o equilíbrio da nossa imunidade. Geralmente, a primeira substância que vem à cabeça das pessoas para isso é a vitamina C, mas há outras. Connheça cinco a seguira :
Quercetina
É um antioxidante encontrado em frutas e vegetais. Ajuda a reduzir a inflamação e a fortalecer o sistema imunológico, reduzindo reações alérgicas. Alguns alimentos ricos em quercetina são: maçã verde, cebola (principalmente a casca) e uvas vermelhas. Uma maneira de incluir a quercetina é com uma salada de frutas. Veja receita: