14/01/2026

14 de janeiro de 2026 12:21

  • Home
  • Política
  • Vou pregar a palavra da vasectomia, um milagre da medicina – 25/11/2025 – Joanna Moura

Vou pregar a palavra da vasectomia, um milagre da medicina – 25/11/2025 – Joanna Moura

O telefone tocou às 15h40. Ele atendeu e, de pronto, me olhou com cara de surpresa. Tampou um pedaço do telefone com uma das mãos como fazíamos com os modelos de antigamente e me disse: “O hospital está perguntando se posso fazer a vasectomia amanhã às 7h da manhã”.

Retribuí a cara de espanto. Como assim alguém marca uma cirurgia assim, de um dia pro outro?

A conversa sobre a vasectomia havia começado dois anos antes, pouco depois do nascimento do nosso segundo filho, cuja concepção não havia sido exatamente planejada. Sua chegada, no entanto, deixou claro para nós dois que a família estava finalmente completa. Nos restava apenas a decisão de como evitar futuras surpresas.

Foi ele que tomou a iniciativa. “Vou entrar na fila da vasectomia”, disse, referindo-se ao tempo de espera do NHS, serviço público de saúde aqui do Reino Unido. No dia seguinte, ligou para a clínica local e iniciou o processo que envolveu uma consulta com o clínico geral, que tirou sua pressão e lhe fez algumas perguntas. Oito meses depois, veio a ligação.

“Marcado”, ele me disse enquanto colocava o aparelho de volta no bolso.

“Pra amanhã? Não tem que fazer jejum? Tem que ter acompanhante? É anestesia geral?”

Eu tinha muitas perguntas. E o ChatGPT tinha todas as respostas.

Segundo ele (e as outras fontes que consultei, pois cultivo o que considero uma saudável desconfiança da Inteligência Artificial), o procedimento é rapidíssimo —dura em torno de 15 minutos— e não requer preparação alguma. A anestesia é local, a incisão é mínima e o paciente sai do hospital meia hora depois, bem bonito, andando. Em casa, se tiver alguma dor, basta um paracetamol ou ibuprofeno.

Comecei a tomar anticoncepcional com 20 e poucos anos. Três meses depois do primeiro comprimido, sangrando sem parar e com um namorado já sem paciência diante do inconveniente, resolvi que aquilo não era pra mim e nunca mais tomei.

Nos anos seguintes, poucos foram os relacionamentos em que não fui questionada sobre minha decisão. “Mais fácil você tomar pílula, né?”, eles sugeriam com a naturalidade de quem oferece um pão com manteiga e um cafezinho. Perdi as contas de quantas vezes tive que sacar a história dos três meses de hemorragia para justificar a minha recusa a tomar hormônio.

Mal sabia eu que todas essas conversas poderiam ser resolvidas se os bonitos topassem os 15 minutinhos com um urologista. Os fatos não mentem: a vasectomia é considerada pela medicina um dos métodos contraceptivos mais seguros e eficazes. Mesmo assim, o procedimento não está nem entre os cinco primeiros métodos mais usados no Brasil. Aliás, ele fica atrás até mesmo da laqueadura tubária, cuja eficácia é menor, o risco é mais alto, o procedimento é mais invasivo e o pós-operatório, muito mais demorado.

Venho por meio desta, portanto, prestar esse serviço de utilidade pública e pregar a palavra desse maravilhoso milagre da medicina chamado vasectomia. A todos os homens que leem esta coluna e também às mulheres leitoras, que agora têm em mãos um maroto gancho para iniciar essa conversa com seus parceiros (sugiro apenas encaminhar o link da coluna sem dizer nada).

Imagino que a sugestão de tão simples procedimento vá ser muito bem aceita. Especialmente entre os tantos homens tão veementemente contra o aborto ou entre aqueles que costumam ser acometidos por uma súbita vontade de abandonar os filhos depois que estes vêm ao mundo. Vai uma vasectomia aí?


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Prisão de cunhado de Vorcaro era imprescindível, diz Toffoli

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou que a prisão do empresário…

TCE cobra melhorias antes de renovação da concessão com a Energisa

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, cobrou uma…

João Paulo Sampaio exime arbitragem, mas critica atuação do Palmeiras após classificação polêmica

Responsável pelo surgimento de astros do futebol mundial como Endrick e Estêvão, João Paulo Sampaio,…