05/11/2025

5 de novembro de 2025 23:33

  • Home
  • Geral
  • Casa Vituká abre espaço para cineclube e empreendedores indígenas

Casa Vituká abre espaço para cineclube e empreendedores indígenas

Neste sábado (15), a tartir das 9h, será realizada a primeira edição do Cineclube Vituká, atividade da Casa Vituká, espaço de formação artística e cultural em Cuiabá. A temática da projeção é o autismo, em especial entre crianças indígenas. O vídeo exibido é Kaimanepá, dirigido por Helena Corezomaé, do povo indígena Umutina.

Na produção audiovisual, Isaac Amajunepá, pai do pequeno Kaimanepá, conta um pouco sobre a experiência de ser pai de uma criança dentro do Transtorno do Espectro autista e as relações cotidianas na cidade e na aldeia.

A atividade é componente do Termo de Execução Cultural na modalidade de apoio a espaços culturais. Após a projeção, o médico sanitarista, especialista em homeopatia, professor na Faculdade de Medicina e superintendente do Hospital Universitário Júlio Muller da UFMT Reinaldo Gaspar Mota e a psicóloga Cinthia Mattos fazem uma conversa com os participantes. 

Vendinha da Casa

Durante toda a manhã, os visitantes da Casa Vítuka também poderão apreciar e adquirir acessórios, moda, livros e impressos, produzidos por indígenas. A Vendinha é uma iniciativa da Casa Vituká para difundir os empreendedores indígenas, reforçando a geraçã de renda para cada um deles e também para a manutenção da Casa Vítuka.

O título de vendinha, faz alusão aos pequenos comércios que existiam em Cuiabá, e a série de produtos que se podia encontrar neles. Segundo Naine Terena, articuladora da Casa Vìtuka, não se trata de uma feirinha, pois a Vendinha traz uma pequena amostra dos produtores indígenas, principalmente devido ao espaço que a Casa tem para instalar as atividades.

“Alguns produtos a gente adquire revende, também pensando na distância que muitos parentes indígenas tem para comercializar in loco seus produtos. Com o tempo, vamos aprimorar a vendinha e estabelecer mais relações de empreendedorismo, pois este é nosso objetivo na Casa”, explica.

A Casa abriu as portas em novembro de 2024 e realiza uma vez por mês atividades formativas, com foco especial nos conhecimentos indígenas, nas linguagens artísticas e no empreendedorismo. Para o mês de abril, já está sendo organizada uma exposição em alusão ao aniversário de Cuiabá e ao dia dos povos indígenas, com mediação e oficina para professores e alunos.

Serviço

Dia: 15 de março

Horário: 9h

Local: Casa Vítuka – Parque

Cuiabá: https://g.co/kgs/jmHXYry

Informações: 65 9202-8996 Instagram: @kena_vituka

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Corinthians joga mal, é prejudicado pelo apito e cai em Bragança

Gosto muito da árbitra Edina Alves Batista, que costuma conduzir bem os jogos, mas hoje…

Vitória vence o Inter e empurra Santos de Neymar para o Z4

O Vitória venceu o Internacional por 1 a 0, nesta quarta (5), no Barradão, em…