23/01/2026

23 de janeiro de 2026 10:31

  • Home
  • Esportes
  • Wall Street sobe com acordo sobre Groenlândia e dados econômicos no radar

Wall Street sobe com acordo sobre Groenlândia e dados econômicos no radar

Os principais índices acionários de Wall Street abriram em leve alta nesta quinta-feira (22), depois do anúncio na quarta (21) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que uma “estrutura” para um acordo sobre a Groenlândia e o Ártico foi definida durante uma reunião com Mark Rutte, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Em uma publicação na rede social Truth Social, ele afirmou que não vai impor as “tarifas que entrariam em vigor em 1º de fevereiro”.

“Após uma reunião muito produtiva com o Secretário-Geral da Otan, Mark Rutte, definimos a estrutura de um futuro acordo referente à Groenlândia e, na verdade, a toda a região do Ártico”, escreveu Trump, acrescentando que, caso isso seja concretizado, será algo positivo para os EUA e para os países da Otan.

Durante discurso mais cedo na quarta (21) no Fórum Econômico Mundial em Davos, ele reforçou, mais uma vez, o interesse em anexar a Groenlândia, mas já havia declarado que não usará força militar para conseguir a ilha Ártica. O mercado reagiu bem a ambas declarações.

O líder norte-americano havia anunciado no sábado (17) uma tarifa de 10% contra os países que enviaram tropas à Groenlândia para exercícios militares na Operação Arctic Endurance, depois de o republicano ameaçar anexar a ilha. Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia – países membros da Otan – seriam taxadas a partir do dia 1º de fevereiro, de acordo com post de Trump na Truth Social, e o valor da tarifa seria aumentado para 25% a partir de junho.

Por sua vez, na quarta (21), antes do recuo de Trump quanto à ameaça tarifária, o Parlamento Europeu decidiu suspender os trabalhos sobre o acordo comercial da União Europeia com os EUA.

Ainda não há maiores detalhes sobre como serão os próximos passos envolvendo este acordo preliminar sobre a Groenlândia e como fica a relação UE-EUA.

Além dos acontecimentos de geopolítica recentes, os investidores analisam também dados econômicos atualizados dos EUA.

Mais cedo nesta quinta (22), o Escritório de Análises Econômicas do Departamento de Comércio dos EUA, na estimativa atualizada do PIB do terceiro trimestre, anunciou que o PIB (Produto Interno Bruto) do país aumentou a uma taxa anualizada revisada de 4,4%, o ritmo mais rápido desde o terceiro trimestre de 2023.

Já o PCE (Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês) subiu ao ritmo anualizado de 2,8% no terceiro trimestre, mesma taxa da leitura anterior. O resultado representa uma aceleração, comparado ao avanço registrado no trimestre anterior, de 2,1%.

Com isso no radar, por volta das 12h40 desta quinta (22), pelo horário de Brasília, o Dow Jones valorizava 0,72%, a 49.430 pontos. O de tecnologia Nasdaq ganhava 0,80%, a 23.411 pontos. E o S&P 500 subia 0,54%, a 6.912 pontos.

*Com informações da Reuters

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Trump comemora acordo sobre o TikTok nos Estados Unidos e agradece a Xi

Após o anúncio de que o TikTok fechou um acordo para criar uma joint venture…

Romero afirmou ter sido torturado por policiais durante investigação da morte de Raquel Cattani

Foto: Alair Ribeiro/TJMT Durante interrogatório judicial, Romero afirmou ter sido vítima de tortura praticada por…

Corinthians chega a acordo com o São Paulo e acerta contratação de Alisson

Alisson será mesmo jogador do Corinthians. A ESPN apurou que o Alvinegro entrou em acordo…