O cartório da 22ª Zona Eleitoral informou, ao Só Notícias, que 13.906 (11,7%) dos 118.759 eleitores sinopenses aptos a votar nas eleições do ano passado estão com os títulos de eleitor cancelados e precisam regularizar a situação cadastral. Além disso, 8.076 (6,80%) precisam cadastrar a biometria.
Wedson Marques Amaral, diretor do cartório, explicou que o valor da multa “depende de cada situação e da situação individual de cada eleitor, pois alguns só precisam coletar os dados biométricos e não têm multa, outros precisam pagar multa porque estão com o título cancelado”.
O diretor ainda detalhou que quem já possui os dados biométricos coletados pode regularizar a situação de forma on-line no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já para os que não possuem, é possível iniciar o atendimento on-line e finalizar presencialmente no cartório eleitoral ou no Ganha Tempo.
De acordo com o TSE, o eleitor que não vota e não justifica por três turnos consecutivos tem o título cancelado. Com isso, não é possível votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo e participar de concorrência pública. Para regularizar a situação, o eleitor deve pagar uma multa de R$ 3,51 por turno em que não votou e não justificou.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.